Risco do Retrocesso de Chama, vamos saber um pouco mais sobre isto.

RETROCESSO DE CHAMA.


Isto ocorre quando por qualquer motivo a velocidade de saída dos gases fique menor do que a velocidade de combustão , e se dividem em retrocesso momentâneo , sustentado e total.
Retrocesso momentâneo: a queima retrocede ao interior da ponteira do maçarico com um estalo. A chama se apaga e volta a se acender na ponta do bico.


Eberson Cassio

Retrocesso sustentado Com a seqüência do retrocesso momentâneo haverá um aumento na temperatura interna da ponteira e conseqüente dilatação que tornará cada vez menor a velocidade de saída dos gases (a velocidade de saída dos gases é inversamente proporcional, ao quadrado do diâmetro da ponteira) e como a velocidade de combustão permanece constante, pois só depende da mistura dos gases a queima se dará cada vez mais para o interior do maçarico, câmara de mistura, neste instante o maçarico começará a emitir um ruído característico, silvo, e se não fechar as válvulas, o injetor se fundirá.

Com a continuidade do processo de retrocesso, esta queima que se dá na câmara de mistura irá ocasionar onda de choque pressionando o oxigênio e o gás combustível para trás, fluxo revertido, para o interior de seus dutos respectivos ou jogando para o duto de menor pressão. Se deixarmos que a queima da mistura prossiga cada vez mais no sentido inverso, ao da saída dos gases, ela irá até a fonte supridora e se não houver um dispositivo de segurança (válvula corta-chama seca) haverá explosão . Este recuo de chama, ou melhor, queima de mistura desde a extremidade da ponteira até a fonte supridora é chamado de retrocesso de chama total .

Geralmente o retrocesso de chama se dá quando a ponteira se aquece demasiadamente havendo dilatação das partes calibradas do maçarico ou uma partícula de metal cria uma obstrução do bico do maçarico ou ainda uma excessiva aproximação da ponteira a poça de fusão da solda , dependendo da velocidade com que o jato de Oxigênio saí do bico de corte, sua periferia, sucçiona estes gases de combustão, reduzindo sua pureza periférica.

Quanto maior é a velocidade maior é a sucção.

Isto nos pode levar a pensar que quanto maior é a pressão, maior é a contaminação, o que não é verdade, pois aumentando a pressão, aumenta-se também a quantidade de oxigênio por unidade de tempo . Um maçarico bem cuidado e o emprego de pressões corretas reduzirá os retrocessos de chama ao mínimo.

DISPOSITIVOS CONTRA REFLUXO DE GÁS E RETROCESSO DE CHAMAS.

Válvulas unidirecionais.

As válvulas unidirecionais são instaladas no maçarico tanto na conexão do gás combustível como na do oxigênio. Em muitos casos, o maçarico já possui válvulas unidirecionais. Tais equipamentos evitam, com eficácia, o refluxo de gás. O refluxo é a causa mais comum de retrocesso total do gás. Por outro lado, as válvulas unidirecionais não impedem que o retrocesso da chama ocorra.

Para que uma válvula seja realmente eficiente é preciso que seja verificada regularmente, de preferência a cada seis meses, portanto temos que criar procedimentos de controle .

Dispositivos contra retrocesso de chama.

Os dispositivos contra retrocesso da chama são eficazes na prevenção do retrocesso total até o cilindro ou até o sistema de fornecimento, o que poderia causar sérios acidentes. Os equipamentos contra retrocesso estão disponíveis em duas formas: dispositivos contra retrocesso da chama para maçarico e dispositivos contra retrocesso da chama para reguladores e sistemas centralizados de gás.

Os dispositivos contra retrocesso da chama para maçaricos são montados diretamente no maçarico e tem duas funções. Para a chama em caso de retrocesso momentâneo, com o auxílio do dispositivo contra retrocesso da chama e evitam o refluxo com o auxílio de uma válvula unidirecional embutida.

O dispositivo contra retrocesso da chama é um filtro de metal sinterizado, normalmente de aço inoxidável. O gás pode passar, mas a chama se apaga por causa do efeito de dissipação de calor que irá ocasionar aumento de pressão interna, após o filtro , acarretando o fechamento da válvula unidirecional.
Os dispositivos contra retrocesso da chama para reguladores são montados diretamente no regulador ou no posto de utilização das centrais de gases.

Além de evitar o refluxo com o auxílio da válvula unidirecional a apagar a chama depois de um retrocesso com o auxílio de um dispositivo contra chama, os referidos equipamentos para reguladores, também, podem ter as seguintes funções:

* Interrompe o fornecimento de gás em caso de retrocesso. A onda de choque de pressão que acompanha o retrocesso ativa uma válvula de fechamento que pode ser reposicionada depois do retrocesso. Os fabricantes de equipamentos solucionaram este problema de diversas formas. O reposicionamento pode ser feito através de botão, alavanca ou pino. É importante que se possa reposicionar o dispositivo contra retrocesso para reguladores, mas isto não significa que é fácil fazê-lo. O operador deve levar em consideração o que causou o retrocesso, corrigindo eventuais defeitos, antes de iniciar o trabalho.

Obs.: Quando se usa uma válvula de reposicionamento por pino é comum verificarmos que o usuário retira o pino para usar a corrente que o acompanha como, adorno, e quando é necessário a sua utilização pega um eletrodo retira o seu revestimento e insere no dispositivo, acarretando sedimentação de material de revestimento no interior e consequentemente forçando o diâmetro de reposicionamento da válvula.

* O fechamento ativado Térmicamente evita que o gás flua para fora do cilindro em caso de incêndio. Se esta função for ativada, o dispositivo contra retrocesso da chama, não pode ser reposicionado, precisa ser substituído e/ou reparado.

A vantagem de um dispositivo contra retrocesso da chama para regulador ou posto de utilização é que sua capacidade de fluxo pode ser muito maior que a dos dispositivos contra retrocesso para maçarico que tem que ser pequeno e leve, ou seja o que reduz a sua capacidade de fluxo. Desta forma, a queda de pressão ao longo do equipamento é, portanto, maior. A desvantagem do dispositivo contra retrocesso da chama para o regulador é que ele não impede explosões nas mangueiras. Assim, o melhor nível de segurança é obtido se forem usados equipamentos contra retrocesso da chama tanto para o maçarico quanto para o regulador.

Os dispositivos contra retrocesso da chama devem equipar não só o lado do gás combustível, mas também o lado do oxigênio. Um dispositivo contra retrocesso da chama no regulador do oxigênio pode, por exemplo, evitar que o oxigênio continue a fluir em caso de incêndio. Isto é muito importante, pois o oxigênio aumenta a velocidade de combustão.

Importância da boa manutenção:

Ha certas partes no maçarico que exigem precisão da ordem de centésimos de milímetros. Para que tal instrumento de os serviços para os quais foi projetado e construído, é necessário da parte dos soldadores, um cuidado todo especial na sua manutenção. As inspeções devem ser freqüentes. As ponteiras, o injetor, as sedes das válvulas, devem ser conservadas limpos. As partes danificadas devem ser substituídas. Sobretudo, não devem ser usados instrumentos cortantes na limpeza das ponteiras.

As válvulas de retenção (unidirecionais e corta-chama) devem ser verificadas periodicamente para verificação de vedação do fluxo reverso. As freqüências de inspeção depende da intensidade do uso. As válvulas de retenção (unidirecional) evitam o fluxo reverso dos gases, mas não evitam o retrocesso de chamas. Para isso existem as válvulas de segurança corta chama seca (metal sinterizado de inox para adaptação nos cilindros e maçarico).