AGABM - ANGLOGOLD ASHANTI BRASIL MINERAÇÃO
PIONEIRISMO NA NBR-16001 – RESPONSABILIDADE SOCIAL
Com dez anos de Brasil, a ANGLOGOLD ASHANTI BRASIL MINERAÇÃO LTDA. tem se posicionado entre as empresas de vanguarda e alto compromisso com as mais elevadas práticas de sustentabilidade e gestão do negócio, em todos os aspectos. Certificada pelas normas internacionais ISO-9001 (gerenciamento da qualidade), ISO-14001 (gestão ambiental), ISO-17025 (qualidade de ensaios em laboratório próprio), OHSAS-18001 (diretriz para gestão de segurança e saúde ocupacionais), NOSA 5 Estrelas e Código Internacional do Cianeto, a empresa oferece ainda uma atrativa política de benefícios que, somada a outros tantos motivos, torna-a especialmente atrativa aos investidores e colaboradores.
Ciente da responsabilidade da empresa perante os agentes sócio-econômicos de sua interação – clientes, colaboradores, governo, fornecedores e comunidade -, a ANGLOGOLD decidiu buscar a certificação pela NBR-16001, norma brasileira da Responsabilidade Social, tornando-se a primeira mineradora do Brasil a empenhar-se na busca dessa acreditação.
Como a NBR-16001 está fundamentada no PDCA - o ciclo conhecido como planejar, fazer, verificar e atuar -, a ANGLOGOLD já venceu as duas primeiras etapas da implantação, nas quais o “planejar” é a fase onde são determinados os objetivos e processos em conformidade com a política de Responsabilidade Social, o “fazer” se baseia no treinamento e capacitação dos colaboradores, contratados e partes interessadas e está em curso a etapa de “verificar”, que é o momento das inspeções internas e auditorias pelo órgão certificador (*), a Fundação Vanzolini. Na última fase, o momento de “atuar”, a empresa toma as decisões para a melhoria contínua.
A NOSA se sente orgulhosa de poder dar suporte à ANGLOGOLD tanto nas certificações acima mencionadas como agora, na Responsabilidade Social, em mais essa conquista que só reafirma o compromisso e pioneirismo da empresa e seus colaboradores com as melhores práticas de gestão e sustentabilidade que são, sem dúvida, motivo de grande orgulho para o Brasil.
[(*) Fonte de consulta: Jornal interno “Nosso Ouro”, ano 2, nº. 12 – Jun/09]
<<
Voltar