Sistemas de Gestão

Certificadas ou não pela ISO 9000* milhares de empresas em todo mundo estão descobrindo que seus Sistemas da Qualidade também podem ser utilizados como base para o tratamento eficaz das questões relativas ao Meio Ambiente, à Segurança e à Saúde no Trabalho.

Com a publicação das normas internacionais da série ISO 14000, sobre Sistemas de Gestão Ambiental, e da Norma OHSAS 18001, sobre Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho, essa utilização do Sistema da Qualidade está bastante facilitada. Aliás tanto a norma ISO 14001 como a OHSAS 18001 foram feitas, propositalmente, para serem "acopladas" aos sistemas baseados na ISO 9001 (ou 9002).

Como todos sabem, a Legislação Ambiental e as NRs - Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho, entre outros requisitos legais, obrigam as empresas a implementar inúmeros programas, atividades e serviços como o PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, a CIPA, o SESMT - Programa de Atendimento à Emergências, e muito mais. Algumas das organizações de grande porte vão ainda além dessas obrigações legais e desenvolvem programas corporativos em suas várias unidades operacionais, como é o caso das empresas CVRD, MBR, CEMIG, Fosfértil, A Lubrificantes e derivados de petróleo do nordeste Lubnor (Ceará). A Petrobrás, que detém as certificações ISO 9000 (gestão de qualidade), ISO 14000 (meio ambiente), OSHAS 18001 (segurança), tem seu laboratório se adequando à norma ISO 17025 (qualidade específica para laboratórios), e está em processo de mudança das práticas de contratação, cujas empresas prestadoras de serviços terão que se adequar ao sistema de gestão SMS (Segurança, meio ambiente e saúde).

Via de regra, tanto os programas exigidos pela legislação como os programas corporativos são implementados de forma isolada, com pouca participação de outras pessoas além dos especialistas em meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho, bem como não são adequadamente sistematizados nem "amarrados" através de um sistema Integrado de gestão.

Para a empresa que tem um Sistema da Qualidade corretamente implantado e que pretende agregar valor a ele estendendo-o às questões ambientais e de Saúde e Segurança do Trabalho, os SGI - Sistemas de Gestão Integrada são uma excelente oportunidade para sanar todos estes problemas; incluindo-se aí a identificação e o acesso estruturado aos requisitos legais e a outros requisitos subscritos pela organização.

Há dez anos, poucos de nós acreditavam na integração dos Sistemas de Gestão. Hoje na era da Globalização, com as normas internacionais ISO 9000 e 14000 e OHSAS 18001, essa integração é irreversível, para milhares de empresas européias, norte americanas e também brasileiras.

Eberson Cássio de Andrade
Consultor Técnico / NOSA South America Consultores
(O texto não reflete necessariamente a posição da NOSA)

<< Voltar