NCA - 1. AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO NCA

8.1.2 Diretrizes de Auditoria - Protocolo do Sistema Integrado NOSA Cinco Estrelas (Segurança, Saúde e Meio Ambiente)

As Diretrizes de auditoria do protocolo do Sistema Integrado NOSA Cinco Estrelas fornecem um meio para gerenciar segurança, saúde e meio ambiente (SSMA) de forma integrada, com base no perfil de risco de um local qualquer e com
ênfase na eficácia em termos operacionais.

As Diretrizes de auditoria do protocolo do Sistema Integrado NOSA Cinco Estrelas:

• Abrange gestão de riscos de segurança, saúde e meio ambiente
• É baseada na gestão de riscos
• Assegura a conformidade legal
• Fornece um sistema baseado nos resultados, como benchmark para o desempenho e experiência em SSMA
• Permite aperfeiçoamento continuado através da medição da eficácia
• É um sistema de gestão

Sua implementação é benéfica para qualquer organização comprometida com a minimização dos riscos de SSMA e pode ser útil para gerenciar questões relevantes para o sucesso comercial a curto prazo, bem como para questões de médio prazo referentes à governança corporativa e à sustentabilidade:

• Segurança ocupacional
• Saúde e moral dos funcionários
• Estado do meio ambiente natural

A auditoria NCA

A equipe de auditoria NCA realiza todo o esforço no sentido de fornecer um resultado independente de auditoria para seus clientes em busca de incentivar os melhores princípios dos cuidados com segurança, saúde e ambiente ocupacional
nas suas operações comerciais do dia a dia.

Os clientes são classificados ao menos uma vez por ano para determinar o status do seu desempenho e experiência em segurança, saúde e meio ambiente. Os resultados das auditorias são então exibidos como graduação por estrelas.

No geral, os resultados das auditorias indicarão possíveis fraquezas de desempenho nas áreas de avaliação de risco, controle do comportamento humano, liderança visível, aperfeiçoamento contínuo e integração dos padrões de segurança, saúde e meio ambiente.

Medição da NCA

No cerne das diretrizes de auditoria para o protocolo do Sistema Integrado NOSA Cinco Estrelas reside uma avaliação extensa e detalhada dos princípios e práticas que mantêm uma organização segura, saudável e ambientalmente sustentável.

Os 5 principais setores das Diretrizes de auditoria para o Protocolo do Sistema Integrado NOSA Cinco Estrelas são:

1. Instalações & housekeeping
2. Proteções: mecânica, elétrica e individual
3. Gerenciamento do risco de incêndio e outras emergências
4. Registros e investigação de incidentes
5 Gerenciamento organizacional

Cada um dos elementos aplicáveis é avaliado durante a auditoria, com critérios e pontos percentuais atribuídos, conforme segue, a cada aspecto avaliado:

Critérios
Pontos percentuais (%)
Fatores de risco identificados e riscos avaliados
10
Sistemas adequados, normas e procedimentos em vigor
20
Grau de conformidade c/ sistemas, protocolos e requisitos de procedimentos acima
30
Eficácia geral
40
TOTAL
100

A NCA mede a experiência em incidentes e o esforço durante a auditoria de classificação. Esses resultados são alcançados levando em consideração e mensurando os indicadores específicos de segurança, saúde e meio ambiente:

SEGURANÇA:
• Taxa de freqüência de fatalidade
• Taxa de freqüência de incapacitação / deficiência permanente
• Taxa de freqüência de dias de trabalho perdidos
• Taxa de freqüência de dias de trabalho reduzidos
• Taxa de freqüência de tratamentos médicos
• Taxa de freqüência de atendimento de primeiros socorros

SAÚDE:
• Taxa de freqüência de fatalidades de saúde
• Taxa de freqüência de doenças irreversíveis diagnosticadas
• Taxa de freqüência de doenças ocupacionais reversíveis
• Taxa de freqüência de perda auditiva induzida por ruído

AMBIENTE:
• Taxa de incidentes ambientais de porte
• Taxa de incidentes ambientais medianos
• Taxa de incidentes ambientais menores

Benefícios da implementação do Protocolo do Sistema Integrado NOSA Cinco Estrelas:

• Impactos e riscos de saúde, segurança e meio ambiente facilmente identificáveis.

• Riscos podem ser priorizados e abordados de forma sistemática.

• Permite a participação de todas as categorias de funcionários.

• Compatível com sistemas de gestão e do protocolos organizacionais existentes, tais como ISO 9001:2000 e ISO 14001, e com as exigências legais.

• Correlação comprovada entre a taxa de freqüência de incidentes da empresa e o
número de estrelas atribuídas na sua graduação NOSA atual.

• Reduz o absenteísmo, pedidos de indenização e avaliações de seguros.

• Trata questões morais, legais e financeiras relativas à gestão de saúde, segurança e ambiente ocupacional.

• Amplia as relações empregador/empregado e a integridade do marketing, tanto
localmente quanto no exterior.

• Incentiva o moral, a produtividade, os padrões de vida e dos lucros.

• Melhora o compromisso com saúde, segurança e o meio ambiente que são tão vitais às operações quanto as do protocolos de produção e de qualidade.

• A implementação pode começar praticamente de um dia para o outro, visto que a
NCA pode prover toda a documentação de apoio necessária, modelos de
formulários, registros e demais dados técnicos.

• O reconhecimento é fornecido sob a forma de um certificado de classificação e um
quadro de graduação que fica na entrada das instalações, à vista de todos –empregados, público em geral e concorrentes.

• Proporciona oportunidades para um benchmarking internacional

• Pode ser incorporada num relatório sustentável.

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