NCA - 1. AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO NCA

8.1.5 Diretrizes de Auditoria - Protocolo do Sistema de Conformidade dos Prestadores de Serviço (Indústria, Mineração, Sivicultura)

Infelizmente, prestadores de serviço também podem acrescentar riscos às operações de uma companhia. A NCA elaborou as Diretrizes de Auditoria para o protocolo do Sistema de Conformidade com base no risco das contratadas em relação às atividades desenvolvidas nas instalações da empresa matriz.

Após uma auditoria especifica feita no local, é emitido um certificado de conformidade. Esse certificado possui três categorias:

Vermelho, Prata e Ouro.

Para contratadas de alto risco, a NCA oferece as conhecidas Diretrizes de Auditoria para o protocolo do Sistema NOSA Cinco Estrelas (incluindo segurança e saúde) que dão reconhecimento específico ao local, numa graduação de 1 a 5 estrelas verdes. Contratadas com impactos ambientais significativos ou impactos que possam alterar o impacto ambiental da matriz deverão ser avaliados pelas Diretrizes de Auditoria do protocolo do Sistema Integrado NOSA Cinco Estrelas (incorporando gestão de riscos de segurança, saúde e meio ambiente) recebendo 1 a 5 estrelas de platina.

Em algumas companhias o número de terceirizados supera o dos funcionários e seu impacto nas atividades operacionais do negócio pode variar de positivo a extremamente negativo. Portanto, as contratadas devem ser classificadas ou categorizadas conforme o risco associado às atividades que desempenham.

A auditoria NCA

A NCA realiza auditorias para as seguintes Diretrizes do protocolo do Sistema NOSA:
• Indústria
• Mineração
• Silvicultura

A auditoria é vital quando se lida com contratadas de alto risco. Os protocolos ou os critérios de desempenho exigidos destas devem ser definidos em termos de saúde, segurança e meio ambiente ocupacional. Algumas contratadas exigirão critérios
só para saúde enquanto outras exigirão critérios de desempenho para segurança, saúde e meio ambiente.

Está claro que o critério de desempenho dos prestadores terceirizados deve se basear no risco decorrente das atividades do terceirizado para a empresa e seus funcionários, assim como o risco para os funcionários do próprio terceirizado. As empresas contratantes são encorajadas a recomendar que o prestador adote critérios de desempenho adequados ao perfil de risco e ao impacto deste na operação da empresa. O mínimo para todo terceirizado deve ser o Status Ouro (Golden Status) em 3 anos.

Benefícios do protocolo do Sistema de Conformidade para Contratadas:

• Riscos específicos por atividade (indústria, mineração, silvicultura)
• Sistema singular de reconhecimento
• Principais empresas asseguradas pelas protocolos de SSMA
• Redução de incidentes, pedidos de indenização, custos
• Moral alto e produtividade elevada

<< Voltar