NCA - 5. O PROCESSO DE AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO

O processo de auditoria NCA

A empresa interessada em assegurar que suas operações obedeçam às normas legais, de segurança, saúde, qualidade e meio ambiente pode requisitar à NCA que efetue uma auditoria de base (baseline) nas suas áreas de maior risco. Isto permite identificar áreas problemáticas, a partir das quais é feita uma análise das necessidades. A análise de necessidades delineia os procedimentos necessários que a empresa deverá implementar para administrar os seus riscos ocupacionais.

Todo o processo de auditoria é encarado a partir de uma perspectiva voltada para os riscos. A medição e a avaliação das normas estão em conformidade com os riscos específicos dos processos e locais, mais do que com critérios fixos e/ou invariáveis.

A auditoria detecta os pontos fortes, as fraquezas e oportunidades da empresa para melhorar a gestão dos riscos ocupacionais no dia a dia.

Um ano após a implementação, a NCA efetua uma auditoria de graduação. São concedidas entre uma a cinco estrelas (de cor verde ou platina) como um símbolo de conquista na gestão de risco ocupacional. A auditoria de graduação também irá identificar áreas problemáticas que podem ser tratadas através de consultoria e treinamento. A auditoria de graduação é realizada uma vez ao ano.

O processo de auditoria consiste das seguintes etapas:

1. Planejamento e preparação da auditoria

2. A pré-auditoria
• Introdução
• Orientação
• Familiarização

3. TFII / verificação dos indicadores de desempenho

4. Identificação dos fatores de risco e avaliação de risco
• Identificação dos fatores de risco
• Quantificação dos fatores de risco
• Identificação dos riscos
• Quantificação dos riscos
• Alternativas de minimização dos riscos
• Análise das limitações práticas de custo/benefício
• Sistema / estratégia de controle de risco

5. Auditoria de sistemas

6. Auditoria de conformidade
• Provas físicas
• Revisão de documentos
• Entrevistas

7. Avaliação das constatações

8. Feedback

9. Relatório formal

10. Atividades pós-auditoria

O processo de certificação NCA

O parceiro da NCA para certificação, a National Quality Assurance (NQA), um dos órgãos líderes mundiais em certificação, fornece uma gama abrangente de serviços de certificação através de uma rede de sete escritórios regionais na Grã Bretanha, uma joint venture subsidiária nos Estados Unidos, a NQA Inc. e agentes espalhados ao redor do mundo.

A NQA é credenciada pelos seguintes órgãos: United Kingdom Accreditation Service (UKAS), da Grã Bretanha; Raad voor Accreditatie (RvA), da Holanda; e Registrar Accreditation Board (RAB) nos EUA. O escopo do credenciamento da NQA junto a estas entidades é um dos mais amplos possíveis.

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