COMPORTAMENTO, O FATOR MAIS IMPORTANTE.

No Brasil existe, felizmente, um grande número de empresas preocupadas com a segurança e o bem-estar de seus colaboradores, tanto empresas públicas quanto privadas. E um bom número dessas empresas hoje adota o Sistema Nosa na gestão de segurança, saúde e meio ambiente, sendo algumas, inclusive, padrão de referência mundial em seus segmentos.

Um fato no mínimo intrigante é que, mesmo em empresas de referência nacional e internacional e com certificado Nosa 5 Estrelas, acontecem incidentes e acidentes. Por que isso ocorre? Faltou treinamento? Faltou investimento? Houve falha no sistema? Pode ter sido o conjunto de todas essas hipóteses, ou parte delas, ou nenhuma delas e, após o ocorrido, uma investigação cientificamente conduzida certamente apontará a causa. Mas o que se observa, na maioria dos casos, é que os acontecimentos ocorrem simplesmente por uma questão de COMPORTAMENTO.

O COMPORTAMENTO é o único item que qualquer sistema não consegue ter pleno domínio, ainda que haja sistemas de bloqueio, porque ele está exclusivamente relacionado à atitude de cada ser humano, ou seja, a carga cultural que cada um traz consigo (e que não é aqui relacionada ao grau de escolaridade), sua maneira de agir, pensar e sentir. É o poder de decisão que concerne a cada um, e nenhum sistema interfere totalmente nesse nível de decisão. O sentimento de compromisso de cada pessoa pode ser moldado, lapidado e incentivado, mas a última decisão cabe sempre a ela.

Particularmente no que diz respeito à saúde e segurança, o comportamento da pessoa é passível de ser observado e mensurado, e as ações necessárias podem ser planejadas com vistas à eliminação de atitudes que ponham em risco seu bem-estar e de outros, além dos prejuízos materiais que eventualmente possam causar à organização. E aqui nos deparamos com outras variáveis fundamentais no processo: treinamento e envolvimento.

A NOSA entende que a educação, na forma de treinamento sistematizado e direcionado, é o único modo verdadeiramente eficaz de mudar os valores culturais de uma pessoa, empresa ou mesmo nação, embora seja um caminho um pouco mais longo, porém é o único que se mostra, na prática, realmente eficaz; daí o foco da NOSA em transmitir às pessoas, nas empresas, as técnicas e o conhecimento que lhes permitirão evoluir e adotar uma postura ativa no trabalho, com envolvimento natural; a pessoa pode ser treinada e até mesmo condicionada a determinado comportamento, mas se não se sentir realmente envolvida na atividade, e que este envolvimento lhe trará ganhos, haverá grandes probabilidades de que os resultados não sejam o esperado. E “envolver” pessoas exige, além de LIDERANÇA firme no processo, um bom programa a ser seguido, além de absoluta sinceridade e clareza por parte da direção. Portanto, não basta apenas pagar por um “sistema”, qualquer que seja ele, e acreditar que tudo estará resolvido: é preciso liderança no processo.

Muitos anos antes da questão comportamental em SSMA vir à tona nas empresas, e se tornar a “onda do momento”, o Sistema Integrado NOSA 5 Estrelas, com seus mais de 55 anos de existência e contínuo aprimoramento, já dava total atenção a esse assunto, tendo, inclusive, elementos específicos para esse fim.

Fundada há 55 anos, a NOSA foi a primeira entidade no mundo a tratar dos temas de segurança no trabalho, saúde ocupacional e cuidados com o meio-ambiente de forma integrada, e trata a questão comportamental como fundamental em segurança e saúde, e não como um modismo comercial. Fale com a gente, peça uma apresentação sem compromisso e veja como um trabalho cientificamente fundamentado, sério e consistente faz toda a diferença!


<< Voltar